Mas e aí, Vale a pena ter uma Quadra?
- coastsports
- 5 de jan. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2020
Essa semana um cliente que veio até mim me perguntou? Mas será que vale apostar meu dinheiro em uma Quadra de Futebol? Vale a pena investir meu tempo nesse negocio?

Vai apostar ou vai correr?
E respondi que é relativo esse “vale à pena’! Vou explicar o que ninguém gosta de contar para que você possa tomar essa decisão se “vale à pena”, baseado em todos os fatores, e que possa minimizar os riscos de investir em um negocio que não tem sua cara!
É um negocio que exige uma dedicação quase que exclusiva para obter sucesso. Mas já ouviu aquele ditado “Os olhos do dono é que engordam o Porco”? É bem isso. A empresa é uma extensão do dono. E outro ponto fundamental para ter sucesso nesse negocio, Ter PAIXÃO no negocio, caso contrario, não vale a pena arriscar seu tempo e dinheiro por um negocio que não vai sentir aquele calorzinho no coração.
Já vi muitos lugares de sucesso, com quadras que tem fila de espera para os horários nobres e quadras que se tivessem três mensalistas era muito. Então qual a receita mágica? Por que essa diferença tão grande? A Resposta é simples é um mix de Atendimento, Qualidade Do Campo, Estrutura e Localização, porém apesar de simples, muitos empresários não conseguem resolver essa equação.
Uma vez um Empresário, proprietário de um Complexo, onde tinha um Campo Coberto e outro Aberto, me procurou e disse: Não sei mais o que fazer, pois o bar na vende nem para cobrir os custos dos funcionários e aqui temos apenas 3 mensalistas (clientes fixos), e na inauguração conseguimos reservar 70% dos horários e hoje temos reservados menos de 10%. Quando fui visitar o complexo dele, estacionamento coberto, bem amplo, iluminado, o Bar bem simples e as quadras novas, pois tínhamos instalado o gramado a menos de seis meses. Tinha apenas um funcionário no local para atender o bar e as acender as luzes, recepcionar e tudo mais.

E ai você entra naquele bar da quadra que dá até medo...
Quando o primeiro time chegou para jogar, o funcionário perguntou se eles queriam beber algo, que o mercado era próximo e ele iria comprar para gelar e revender.
Nessa hora percebi o que o problema era mais fácil de resolver do que pensava, e que a chave do sucesso desse cliente era ATENDIMENTO, pois os outros três pilares do Mix ele já tinha. Mas nesse caso especifico, não condeno o funcionário, pois ele não havia recebido nenhum treinamento ou instrução e apenas foi colocado em um cargo que não tinha noção alguma.
Mas então qual foi a solução?

Ponha sua farda soldado! Vai começar a guerra!
Fizemos uma repaginada na área do bar, para que qualquer mudança no atendimento, mínima que seja, fosse percebida visualmente. Treinamos o funcionário que já era contratado e contratamos mais uma pessoa. Uniformizamos essa galera. Abastecemos o estoque, de modo que todos os produtos a venda no local, estivessem disponíveis de verdade, e fossem servidos da maneira correta. Ex.: Como tem de estar o Danone nosso de cada dia? Estupidamente GEEEEELAAAAADA.
Parecem soluções simples de mais, mas às vezes o empresário está tão focado do negocio, alcançar um sucesso, buscar dinheiro, que não consegue enxergar o obvio, fazer o básico, o ABCD. Não adianta ter um campo padrão FIFA TwoStar, vestiário igual de shopping, preço promocional,estacionamento coberto e tudo de melhor, se no atendimento peca. O cliente que reclama do seu negocio é maravilhoso, pois assim você recebe o feedback do que precisa melhorar, de como esta a experiência dele no seu negocio. Porém o Cliente que foi embora dizendo “Vamos cancelar nosso horário porque não deu time” você perdeu já ele, e muito provavelmente, para sempre. Se você tem campo e já ouviu essa frase, tome muito cuidado...
Mas voltando a case que iniciei, fazendo as mudanças necessárias, focando em realmente atender o cliente da melhor maneira possível, sem enrolar o cliente, o empresário conseguiu em três meses ter a ocupação de 60% dos horários livres.
Nosso estudo para ele conseguir o sucesso do negocio, se baseou em encontrar quem é seu Publico Alvo, pois afinal, você precisa saber das preferências para oferecer exatamente o que ele precisa, mas não sabia que precisava, entende? Imagina servir Sauvignon Blanc para os jogadores que acabaram de sair do campo, sedentos por algo hiper gelado, em alguns locais pode dar certo, mas na sua quadra será que dá?
Treinar a Equipe, pequenos problemas podem surgir a qualquer momento, um churrasco de ultima hora não marcado, um happy hour que vai rolar no seu bar, sua equipe tem de estar treinada para atender todos os casos de forma ágil, clara e feliz. A quadra não é lugar de tristeza, seu colaborador tem de estar feliz, sorrindo sempre e pronto para servir a melhor cerveja da região e se necessário conversar rapidamente sobre a rodada anterior do campeonato ou sobre a briga do Neymar com o torcedor e assim vai... A equipe tem de se doar para esse atendimento.
Sua equipe tem de estar uniformizada, jogador não entra em campo sem a camisa do time, O Soldado não vai para a guerra de chinelo, calça Jeans e camisetinha Lacoste!(E nunca de Juliet, pelo Amor de Deus!) Quem esta trabalhando, precisa ser facilmente reconhecida pelo cliente, não tem segredo, não vou entrar no mérito da escolha do uniforme, mas tem que ser aquela coisa de olhar de relance e encontrar o garçom em um piscar de olhos.
Para a escolha do Cardápio, faça o básico antes de querer se aventurar. Muitas vezes colocam 15 tipos de cerveja no local, Premium, Larger, Puro Malte, e blábláblá... Mas quando um time senta-se à mesa para a resenha e tomar o gelo liquido, pensando em 3,4 caixas a ser consumidas, você não se preparou, e só tem uma caixa disponível de cada rotulo, triste né? E já aconteceu comigo, de começar o churrasco tomando Heineken, depois SerraMalte, e desce Itaipava e por fim, a saideira é Bavaria! kkk
Nada contra que gosta de Bavária, mas esse mix de cerveja no dia seguinte fica parecendo que o cérebro esta solto na cabeça. Mas resumindo, foca em 2,3 rótulos para começar e depois desse passo, de estar bem habituado com esses produtos, você vai acrescentando, ou substituído produtos.
Lembre-se sempre, o soldado vai para a guerra fardado e com a arma pronta para o combate! Você nunca vai ver o soldado dizendo: Espera um pouco amigo, vou buscar minha arma ali, pois fui pego desprevenido. Você é o soldado agora, arrume suas tralhas e borá para a Guerra Amigão!
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